Rastreamento de Veículos

Esqueci minha senha Central 24 horas: 0800 777 3141

Automação Residencial | Rastreamento de Veículos | Segurança Eletrônica

Automação Residencial

Automação Residencial | Comercial

 

Casa Inteligente: O que é e como funciona

Casa inteligente é um espaço residencial ou de escritórios onde encontramos soluções integradas baseadas nas tecnologias de informação, de modo a oferecer uma infraestrutura avançada que permita a quem nela habita usufruir de uma vasta gama de aplicações e serviços tais como segurança, gestão de energia, conforto, automação de tarefas domésticas, sistemas de áudio, vídeo e iluminação, etc.

Uma casa inteligente possui três pilares fundamentais, que são o design, a tecnologia e o meio ambiente os quais são indissociáveis e coexistem no tempo criando uma estrutura residencial que terá obrigatoriamente que atender as evoluções da sociedade e do indivíduo.

A Casa Inteligente controla automaticamente a temperatura, liga a iluminação, toca música, abre ou fecha portas e janelas, dispara alarmes e envia mensagens ao morador se alguém aparecer, tudo isso apenas usando o Smartphone, um Tablet, Ipad ou o próprio computador como controle remoto.

Esse sistema só é possível através de avançadas tecnologias de processamento e controle instaladas estrategicamente e quase imperceptíveis. As Casas Inteligentes também podem ser programadas para ganharem personalidade de acordo com acontecimentos pré-programados ou de acordo com o gosto de quem reside nela. Ou seja, o proprietário pode controlar a casa quando estiver viajando, ou deixar configurado o que deve ser feito se algum evento ocorrer, como por exemplo:

 

Segurança:

Se alguém se aproximar ligar luzes em uma determinada ordem, juntamente com a televisão. Se a distância continuar a diminuir, o alarme é acionado e um e-mail enviado ao smartphone, além de avisar uma central de monitoramento.

Também é possível controlar quem pode entrar em cada horário, ou simplesmente monitorar quem entrou e quanto tempo permaneceu na casa.

 

Praticidade:

É possível abrir o portão da garagem pelo celular, as luzes do caminho se acendem, o ar condicionado é ligado e o aparelho de som toca sua música favorita. Esse recurso permite criar cenários apropriados para momentos especiais.

 

Conforto:

Pode-se programar, por exemplo, no horário de acordar para que a televisão ligue com volume baixo e as cortinas se abram devagar.

 

Quanto Custa uma Casa Inteligente:

O custo de implantação de um sistema de automação dependerá da escolha dos módulos a serem adquiridos sendo o primeiro (automação de áudio-vídeo) muito acessível, mas pode ultrapassar o próprio valor do imóvel, dependendo da área da casa e do nível de automação. Mas é importante lembrar que itens de automação agregam valor ao imóvel, o que acaba diluindo o custo.

 

Considerações

Tudo isso já faz parte da realidade dos sistemas de automação, cada vez mais usados em todo o mundo. Vai chegar um momento em que nos perguntaremos como pudemos viver tanto tempo sem esses confortos. Mas preparar uma casa ou apartamento para receber recursos como esse exige um pouco de criatividade, ou seja, quanto mais o sistema puder ser acionado de forma intuitiva, melhor o usuário irá se sentir, pois nem perceberá a infraestrutura existente para que tudo funcione do modo desejado.